Vello Rocky Titanium


A Vello em chromoly já é espectacular, a de titânio o pináculo da tentação e como se não bastasse o José ainda lhe quis juntar o sistema Schlumpf 

*nota da redação*
Se segues o minivelocentral já deves ter percebido que tem estado meio parado. Isto tem uma justificação muito válida, desde o ano passado que trabalho remotamente e isso ao contrário do que se possa imaginar exigiu muito mais de mim. Passo longas horas no pc, redes, logística e o tempo que sobra é para descansar a vista e respirar. Por isso deixo aqui os links principais onde costumo ser mais assíduo: 
twitter.com/bklisbon (para a palhaçada social e info importante de ultima hora)

Bem voltemos à máquina
A Vello Rocky em Titanium traz as mesmas specs da Chromoly, excepto o quadro principal (a escora é na mesma Chromoly) e os pneus Kojak em vez dos Marathon. Lembrando que o propósito do produto é perder peso. A diferença entre as duas versões é 1kg
O titânio tem esta aparência prata/acinzentada e apresentada aqui com um polimento handmade, com todo o rigor e perfecionismo que uma bicicleta desta gama tem que ter. Em linha com o que acontece nas bicicletas Moulton  
O logo da Vello de titânio é cravado no quadro em vez de ser uma comum chapa (como na versão chromoly) 
O luggage socket para cargas à frente sem afectar a direcção. A predefinição é Klickfix, mas com o adaptador Vello dá também para Brompton

Furação para grades de bidão. Não podem ser muito grandes por causa da geometria do quadro. 
Confesso que visualmente esta é a zona que mais gosto dela. A quantidade de tecnologia concentrada num único sítio mas mantendo uma silhueta elegante. Suspensão emborrachada, sistema magnético embutido nela, discos hidráulicos, escora elegante e robusta em chromoly, drops horizontais mas com dropout para desviadores. É também separável nessa zona para permitir instalar correia Gates Carbon (vem de origem na versão eléctrica e com Alfine 11) E para fechar o conjunto um guardalamas minimalista. Também existe o kit de guardalamas completos para ela (e até isso é especial, ver aqui)
A Vello apenas usa transmissões topo de gama nas bicicletas, neste caso um grupo Shimano XT de 10v com uma cassete 11-32 (o José, dono desta, quis uma configuração de 11-42 + Shimano Zee + Marathon 35mm)

A forqueta da frente tem a particularidade de dobrar. É muito mais robusto do que ter uma divisão no quadro por muito boa que seja. Sentes-te realmente confiante a fazer off-road com ela. Aliás é muito requisitada para viagens grandes. Esta tecnologia também existe nas Tyrell japonesas
Este íman encaixa numa capsula que está na parte traseira
Recentemente a Vello incluiu este gancho que agarra o quadro e impossibilita a abertura quando dobrada
Pneus Kojak performance. Prefiro os Marathon nela, é claramente uma bicicleta touring. Se eu quiser uma racing há a Vello Speedster com roda 451 e dropbars
 
Hidráulicos rebranded com o logo Vello, punhos ergonómicos
O guiador gira e é separável. Toda esta tecnologia é da alemã Ergotec mas feita especialmente para a Vello

 
Extras essenciais. Pedais dobráveis anti-derrapantes e descanso com uma borracha no topo para não emitir vibração em andamento
E para fechar um selim Selle Royal feito para a Vello. É compatível com os acessórios da marca como bolsas de selim 
Não esperes uma dobragem compacta "a la Brompton". Isto é uma bicicleta alta performance que "por acaso" também dobra. Dentro da roda 20 tem algumas concorrentes na Europa como a Tern BYB ou a Dahon Qix mas ambas têm a habitual separação no quadro. Há a Birdy alemã, que não tem, mas a roda é 18" (embora com margem de upgrade para 20 com pneus finos)
A Vello independentemente da versão é realmente elegante, muito robusta, versátil e ainda para mais feita na EU em Vienna. Dificilmente encontrarás algo cá, que esteja ao mesmo nível. Vale cade cêntimo. Não esperes é que estejam muitas disponíveis principalmente nesta altura. 

Versão com Schlumpf drive
Esta versão apenas está disponível nas Vello bike+ (eléctricas) mas o José queria muito o sistema e lá se encomendou directamente à marca. 
Essencialmente é uma engrenagem interna (como os cubos traseiros) mas para o eixo pedaleiro. Isto permite multiplicar por 2 as mudanças traseiras ou no caso da versão eléctrica com motor Zehus ter direito a 2 mudanças (o motor não o permite). Há vários modelos e tamanhos de pratos. Neste caso foi um speed drive com rácio de 1.65. Ele troca a mudança bastando dar um toque com o pé no botão esquerdo ou direito (onde está o parafuso do crank)

link para o produto: bklisboa.pt/vello-bike

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