Pendix edrive

Um projecto recente é o de disponibilizar bicicletas novas Dahon já convertidas com o motor central Pendix e prontas a usar.

(foto de uma Vigor D9s com Pendix edrive 300)

Na prática não é diferente do que já fazia, mas desta vez com uma página dedicada no site, muitas fotos, preços já estabelecidos. Não é preciso andar a pedir orçamentos, é só pedir, alguma paciência, e pedalar
 
O Pendix é um motor central feito na Alemanha e com o mesmo comportamento e força de um Bosch Performance (65Nm na versão e300 e e500). É o único que permite instalação universal, ou seja não necessita de um quadro feito à medida do motor. 
É na bateria que se define um dos 3 modos disponíveis. Lembrando que o comportamento típico de um motor central é adequar-se à força da pedalada. Ou seja não dá aquela "sensação de mota" sempre em aceleração, comum dos motores instalados na roda. Outra coisa é a autonomia e longevidade de todo o sistema, que por causa disso é sempre muito maior. Menos exigência, mais eficiência, mais durabilidade.
O Pendix tem uma App para iOS e Android que permite controlar tudo, incluindo detectar eventuais erros e fazer upgrades 
O eixo pedaleiro, com cabo para ligação ao sensor 
 
Outra vantagem de construir uma eléctrica personalizada é poder escolher o melhor para cada pessoa. A instalação padrão da bateria do Pendix por exemplo é no meio do quadro usando as furações da grade de bidão. Mas tenho feito várias montagens com a bateria posta na traseira, que não só fica mais discreta (camuflada pelo espigão comprido do selim) como mais estável e sem o risco de saltar em andamento (existe uma correia extra para evitar isso) e também sem o risco de lhe batermos com o pé. A dobragem é também mais fácil porque não tem aqueles 3kg extra à frente. Dá muito trabalho, são demasiados pequenos detalhes, mas compensa
Um detalhe delicioso é a inclusão de uma entrada USB-C que permite usar a bateria como powerbank. Especialmente útil com telemóveis ou um kit de iluminação usb. 
Mas montar uma eléctrica não é "só" montar um kit. É preciso transformar todo o conjunto. Pneus "ebike ready", guardalamas, descanso mais robusto, protecção de corrente decente 
Na foto um belíssimo conjunto prato+protecção da portuguesa Miranda bike parts
 
O kit não afeta a dobragem mas há algumas Dahon não compatíveis. O peso final varia muito consoante o modelo e o que se faz nele. Normalmente sempre entre 16 a 20kg

Comportamento
Como já disse comporta-se como um motor central Bosch ou Shimano, sem solavancos e desperdício de energia, uma experiência mais bicicleta e menos mota. Os modos são sempre diferentes lógico porque cada marca configura os modos à sua maneira. Eu como tenho a app de distribuidor posso configurar os 3 modos para privilegiar a força (Nm) ou reduzindo para privilegiar a autonomia. Mesmo esta ultima fica com a mesma força de uma Vektron com o Active Line Plus.
Fica com este vídeo antigo de uma Dahon Speed com o e300

conhece este projecto e informações sobre pesos/preços na página dedicada ao Pendix dahon.pt/pendix

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