Dahon K3

A dobrável eye-catching da Dahon com 3 velocidades e apenas 8 kg 

Anunciado há cerca de 3 anos pela Dahon japonesa, este modelo tornou-se uma espécie de "gatinho fofo no instagram" mas das bicicletas. Muito pela sua aparência minimalista, rodinhas super pequenas e cores agradáveis à vista da maioria


A Dahon tem uma abordagem diferente da maioria das marcas. O foco é desenhar muitos quadros novos, patentear, patentear, patentear e ir experimentando o mercado. Daí existirem centenas de modelos diferentes alguns que nunca mais foram vistos por cá (ex Jetstream). Como eles funcionam por encomendas personalizadas, há regiões onde o mesmo modelo que na Europa não fez sucesso, lá faz e continua em fabrico. Na Europa são as séries MU, Mariner e Curve que caracterizam a marca. 
A K3 é uma novidade por estas bandas mas é um verdadeiro hit no Oriente. 

A K3 tem duas limitações e por isso a primeira coisa que eu pergunto a alguém que me pergunta por elas é o peso e a altura. A K3 é a única com uma capacidade máxima de 85kg e para uma altura máxima de 1m75/78 dependendo do tamanho de braços. "Ah e tal mas eu tenho 100kg"... não dá.  "Ah e tal mas eu tenho 85kg só que 1m85" pronto aí já podemos fazer uma alteração no guiador e a coisa resolve-se

"mas esse gajo em cima tem 2m!" não... que eu saiba tenho 1m76

E pronto isso foram as notícias menos boas. A K3 traz um belíssimo quadro em alumínio Dalloy Sonus, que é um alumínio patenteado pela Dahon que confere mais robustez que o típico 6061. A dobradiça é uma Vise-Grip, a mais fácil de afinar. 
Ao contrário das bicicletas de gama alta existe um pouco maior de contacto entre as duas partes produzindo naturalmente um pouco mais de vibração. Por outro lado a K3 vem com um cabo de redução de tensões chamado Deltec
Este cabo é de aço e muito forte. Serve para aliviar a tensão na dobradiça quando te sentas no selim, unindo as duas partes do quadro (a mesma lógica de um quadro convencional diamante) Repara que fisicamente o quadro tende a ir para baixo, deixando toda a resistência na dobradiça (daí os meus constantes alertas ao pessoal para evitarem dobráveis de marcas não especialistas, principalmente as low cost) Ao contrário das bicicletas de quadro não separável se o sistema de uma dobrável não for realmente bom, desenhado pela marca, certificado e testado a sério, o acidente pode ser muito sério. 
Portanto, temos um bom quadro em alumínio reforçado, um bom sistema de dobragem e uma segurança extra. Siga
A forqueta é também de alumínio Dalloy. A Dahon quis mesmo obter um peso baixo nesta, normalmente bicicletas nestes preços vêm com forquetas de aço. Repara que o sistema magnético, a chapa de aço da foto está a frente da forqueta e não atrás como nas outras Dahon. É apenas um detalhe estético.
Os aros da roda 14" são de parede dupla, mais resistentes. Aliás quanto menor a roda mais resistente aos empenos se torna. Daí olhar com dúvidas para a limitação de peso. Porque raio é a K3 não pode levar 100kg em cima e a Curve que nem o cabo de aço deltec tem pode? Se o problema for a limitação de peso dos pneus, uns Kenda Koast 14x1.35, há outras opções no mercado como os Schwalbe Big Apple 14x2.00 com efeito suspensão e antifuro
créditos foto: hashirin.com

As 3 mudanças esquisitas

é verdade a K3 tem 3 mudanças de cassete, pouco comum mas um sistema que herdou da EEZZ, uma Dahon mais antiga. O cubo é especial, rolamento de cilindros e uma distância de eixo (OLD) de apenas 85mm. Como referência a maioria das Dahon é 120/130mm. A cassete usada tem 9/13/17 dentes portanto podes esperar uma performance ao nível de qualquer Dahon 20". Não existem cassetes com 9 dentes no mercado (excepto nas Moulton inglesas) e isto faz com que associado a um prato pedaleiro grande à frente, uma roda 14 tenha um rácio idêntico a uma bicicleta de roda maior. 
inteligente!
O prato de 53 dentes com uma protecção bonita da Dahon. É o mesmo conjunto que vem na Dahon Vigor. 
O desviador traseiro Dahon. Muito compacto, bastante resistente ao nível de uma gama média/alta da Shimano. Se bateres com ele provavelmente o único dano mais sério será o dropout (a chapa cinza onde ele está suportado) 
E voltando aos pneus, os de origem não são nada maus. Habituámo-nos a associar a Kenda a pneus fracotes mas estes têm um excelente piso aderente e uma pressão máxima de 85 psi. Não esperes é capacidade antifuro. Para isso têm de ser os da Schwalbe. 
um bónus, o quadro tem furação para grades de bidão ou bombas. 
o espigão de guiador não é telescópico o que lhe confere menos vibração a troco de não poder regular a altura. O aperto do guiador é ergonómico e vem com um guiador de 55cm. As manetes são Avid Fr5 muito precisas e os travões mini Tektro. 
O manípulo das 3 mudanças também de grande qualidade. Toda a cablagem é da especialista Jagwire
Apesar da limitação de altura do espigão de guiador o de selim permite alturas até 1m85. O aperto é ergonómico e tem marcação. É também um espigão estriado, o que evita riscos como acontece na maioria dos espigões Dahon

O selim tem também uma qualidade soberba para um de origem. É um Selle Italia X-base 280x145mm  muito macio 
Outro detalhe exclusivo é o logo da testa do quadro ser impresso. 
Infelizmente não traz famosa slot para adaptadores Klickfix ou Valet Truss, mas há uma série de soluções para colmatar isso
à data desta revisão chegaram-me duas, amarela e vermelha. Há uma azul também que deve chegar em breve. Repara na pouca largura dela. São apenas 29cm. 

tamanho 63x29x64, peso 8kg

A Dahon K3 respira taxis e autocarros e metros e comboios e bagageiras do automóvel e escadas do prédio sem elevador. Não deixa de ser uma boa companhia também para viagens maiores de expresso ou comboio (ex Alfa Pendular), embora ocasionais. Nos poucos km que fiz com ela senti que era uma concorrente mais ao nível da Dahon Curve do que a Curl. Com a vantagem do peso e da (ainda mais) simples cassete de 3v. 
Também consegui entender o verdadeiro entusiasmo em torno dela, não é só pela estética e peso. É também pela corrida. Esta meia-leca é muito rápida e divertida, possivelmente temos aqui potencialidades para turismo e não apenas o commute habitual. Consegue ser realmente compacta e leve para não haver filmes na logística, mas sem penalizar o conforto e performance nos poucos km em que vamos precisar dela.
Outra coisa é podermos transportar facilmente noutra bicicleta. Qualquer suporte que aguente 8kg poderá eventualmente levar uma K3 em cima. 

Página de produto - dahon.pt/commuting

obrigado por continuares aí ^_^

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