Vello bike +



Esta versão da Vello é aquela pela qual a marca austríaca é mais conhecida. Equipada com um minimalista e inteligente motor que incorpora uma mini bateria que se auto recarrega em descidas para ser útil nas subidas.



Este motor é o Zehus, fabricado em Itália e já falei sobre ele aqui, quando o instalei numa Veli. No entanto este é de 2ª geração com algumas melhorias nomeadamente no torque (+50%), 10% mais autonomia, uma nova versão bluetooth e o uma nova app que permite bloqueio electrónico (por causa dos roubos)
O carregamento é feito através do eixo. Tem uma tampinha de segurança que enrosca (e não pode estar sem ela)
 
Sim é preciso carregar, principalmente se fizeres realmente muitas subidas, porque o sistema regenerativo não é proporcional ao descarregamento. Mas pela experiência que já tive com ele (agora e das Veli)  

O sistema regenerativo usa energia excedente para recarregar a bateria. A Vermelho, energia é consumida, a VERDE, a bateria recupera energia.

O sistema é composto também pela correia de carbono da Gates Carbon limpa, silenciosa, livre de manutenção e uma durabilidade de até 30 mil km!
As vários modelos Vello partilham habitualmente as mesmas especificações com excepção da transmissão. Aros reforçados com parede dupla, raios inox, pneus antifuro Schwalbe Marathon 20x1.50, espigão de selim e de guiador reguláveis, etc. 
A cor é também sempre a mesma em antracite ou titânio. Sendo que a de antracite (em aço chromoly 4130) pesa 13.9kg e a de titânio 12.9kg. Ou seja são as bicicletas dobráveis eléctricas de roda 20" mais leves que existem e ainda com o extra da regeneração
O sistema de suspensão emborrachada que esconde o sistema magnético. 
 
A Vello está cheia de detalhes premium incluindo o logo no quadro e a chapa da testa. (no caso do titânio é gravada). Até a slot para o adaptador Klickfix (ou sistema Brompton) traz 2 parafusos bonitos em inox em vez de tampões de plástico de outras bicicletas. 
Esta das fotos foi-me pedida por uma pessoa que mede cerca de 1m60 por isso teve de levar o espigão mais curto. Apesar da Vello me cobrar o extra eu não o faço. Pode-se também cortar. Esta é um detalhe pouco comum nas dobráveis e o motivo é simples, o espigão só desce quando a parte traseira (escora) se destaca do íman e vem para a frente, ficando o tubo do espigão desimpedido. Uma desvantagem disto é que com o espigão mais curto ela vai apenas apoiar na chapa que encaixa no íman e não no peça preta do espigão de selim. Não há problema na funcionalidade mas tem de se ter cuidado com o chão da casa 

A dona dela também me pediu guardalamas, iluminação e uma cadeira para transporte de crianças à frente
 
Os guardalamas são especiais, desenhados para ela por causa da forma como dobra. O traseiro encaixa no pequeno que já vem de origem através de um íman. Quando a roda vem para a frente o guardalamas destaca-se sozinho e fica um pouco torcido (ver 1ª foto dobrada). Eles são muito flexiveis, próprios para isso. Quando a abres volta ao sítio como por magia. Não trazem o típico acabamento de borracha para salpicos por isso costumo instalar os da alemã SKS
O descanso também é extra e não pode ser outro. Este é desenhado à medida, outro afectaria a dobragem
A iluminação é fabricada pela Moon de Hong Kong. É um sistema magnético que encaixa em lugar próprio na Vello. A embalagem também traz suportes universais para outras bicicletas ou se quisermos colocar as luzes noutro lugar da Vello. 
 
A iluminação é forte. frontal: 100 lumens, até 64 horas, traseira: 50 lumens, até 53 horas. Para recarregar, basta remover e conectar o cabo USB.

Também me pediu ajuda para transportar a filha pequena. Sugeri a que uso com o meu, uma Polisport Bilby muito leve e com suspensão. Até aos 15kg (aprox 4 anos ou até mais) pode ser usada. Mais do que isso tem de ser as cadeiras grandes atrás, o que é uma pena porque é muito mais divertido à frente. 

A Vello é habitualmente publicitada como uma bicicleta mais individual para aventuras ou commute diário. Mas tem uma potencialidade enorme para "mini cargo bike" Desde o peso que suporta (125kg) à geometria do quadro de aço que permite levar cadeiras suspensas e a panóplia de opções klickfix ou bike packing que são compatíveis com ela. Na verdade a Vello é uma minivelo como a Veli, mas com o extra da dobragem e altas especificações. A Vello bike + é a resposta para quem precisa de uma mini cargo eléctrica e quase livre de manutenção. Também há uma opção com 2 mudanças na pedaleira com o sistema Schlumpf para mais velocidade ou subidas de mais 17%

vê aqui tudo - bklisboa.pt/vello-bike



Comentários