![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRwGDO91PXMmImNzndG19YVCO97MDfNlECD6oMgUwEWlImbDL9wwsDxMraWb1K0ReQ3GoShedejyhOImCS6dh0WtmtvKySVexSayMXE6I4R-l26embBtgRhrg4jarY_vBEZhgi6qBpE1oo/w640-h364/IMG_20210920_121650.jpg)
O vouguinha é o comboio que circula pela ultima ferrovia métrica activa do país* A distância entre os carris (bitola) é precisamente 1000mm (ao contrário da restante bitola ibérica com 1668mm).
*nota ainda existe outra linha de bitola métrica mas é para eléctrico, em Sintra.
Esta curta distância tem muitas vantagens em terrenos mais complexos como vales e montanhas porque permite uma maior curvatura na linha, menos necessidade de espaço, comboios mais estreitos, túneis pequenos. Foi portanto a solução perfeita para o Vale do Vouga no inicio do século XX, tal como para outras zonas a norte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDpTAPWC3OG5-6XlI68lDRqiFKfdUN94KfGAfZ62uBYmUnNHkTlUv_2OjNbeXMquIkNDgsaEBlfhn_K0AyFzWl2ukOZt9kf3Dyi4eA5N2BQTiJKNcIcOasYOaIwgLSSbKZbylPmPzDG0Zy/w640-h360/2021-09-19-2140.jpg)
1 metro de largura.
A linha sofre do mesmo problema das outras entretanto desactivadas e transformadas em ecopistas (Tua, Corgo, Sabor, Tâmega, Dão) abandono, falta de investimento, de interesse e por isso parte dela também já foi desactivada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE_4wLmuIBPsvnqXqzmPPndLmC0jdjntJ0eSTt6qKpuEYYUs880WtyRSEo377zfoIH9C6SOkYsDWIxBa6Civz1Sw6E5xWnf_uk5xxECzQcW2d5TAF9Iqh0He8chRRFR5hQXY8ZsK0laEOc/s320/168790317_4027220013983773_8292037368500792297_n.jpg)
A linha ligava Espinho a Viseu e com o ramal de Aveiro - Sernada do Vouga a complementar. Actualmente termina em Oliveira de Azeméis. O Ramal de Aveiro entretanto foi requalificado em algumas zonas e oferece um pouco mais "rapidez" e segurança. Entre a parte desactivada Oliveira e Sernada reza a lenda que há um serviço de taxis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEit9UhzXHeX8jZkeORO39D0VVFCj1rXUAxi0UBr57FdJWrWKjk88cklW0CiP78bP0LPWstsBi_qi2SYL5cNtIFHvgZrN3TGxMP7xmri_1qMSaVBlMi4ubqSZxT9xkbKgDl7sciDtN1Yp2PG/s320/IMG_20210919_125909.jpg)
Há muito pouco material da CP para esta linha, ao contrário de Espanha e Suiça que têm comboios, alguns deles até eléctricos. Actualmente operam as automotoras 9630 no serviço regional e duas locomotivas, uma delas a vapor no serviço turístico "Comboio Histórico do Vouga"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMAc1rzBa-N9FFgXMS9zbWOGuwmzRyjswgawufn8lsm5FTfPW2fb4yr_1ymWfEYJ0SvNeLLsQgiqzwel2CVfnZS0kCsBxxyYHwTkD9gDNr0onn9XTVtMLX0S-RdULVCMxsIjNqt-e7_1Ey/w640-h360/IMG_20210919_140406.jpg)
é impossível não nos apaixonarmos por este comboio único. Podes abrir a janela e ir de cabelo ao vento a apreciar a paisagem (cuidado com os ramos das árvores!) Tenho muitos videos mas não vou dar spoiler, vai lá assim que possas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizVCKYIjuYMaK97HFCCHUo6wNG97s9JdISpuOr5Y1n_-rs1D8Gb6Geig3jd7yw-XPDw2NMvYdZVjcUzC_kuDnt4ofpDK4I2UAVOAgHoYlkeFLmg4Y8lzA8w9bIsG7JW5M5m_5uq8N3PCnS/w640-h480/IMG_20210919_135432.jpg)
apesar de toda a onda crítica em torno da linha, este comboio ofereceu conforto, com estofos em bom estado, iluminação e ar condicionado. Pelo menos neste dia correu tudo bem. Mas também reparei que esta automotora parece ter sido renovada recentemente ao contrário da outra que encontrei mais à frente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIYklhUmnXugNQaNNBR0NO-fuvTnFxOsyGAM3w835qaTgkPJZMnkZchi6jaIn2AIxTz6wOps0gY8wfJYUeomL6YoFjjacl_vT5SQiw9G5tuSElMhwIbkwydayJQe3qM6bwTaTmMXwQ29nY/w640-h360/IMG_20210919_154009.jpg)
cruzamento de automotoras em Águeda. Ao contrário de Águeda, todos os apeadeiros da linha parecem paragens de autocarro. E ainda há muitas passagens de nível com guarda. Também já sei que na parte norte da linha, até Espinho a automotora tem de parar para o guarda de bordo ir baixar a cancela!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGPE1_Eo7A5y-DqX3BlOiTrCenU-gJFMRzokXMFjlkt08CbaWo9H_P0fwqXe9BRLZtgng1Qd9MyLeRUyqj7wJc7-z3Zf0c2dqy7sXvWES3E63uqMMzShm5f9TNF6tEu9zXhBSdViL-fx4u/w640-h360/IMG_20210919_161510.jpg)
Em linha com a restante frota CP há um diagrama do serviço, incluindo o lendário taxi que liga as duas partes separadas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvbj95Szal4A4G4nfRYYvmlxdtPqqbCREZfgJldJoEgitAh5wvCFubGvc0XOoTIKK-X61VAsxcYIvunsxfMHqRzQudC7BhsTT7VNYic0l6WRQxt6-wbFngkkV_SbmOQYBf4oyOBmXtKS-3/w640-h360/2021-09-19-2146.jpg)
Compartimento para bagagem, perfeito para dobráveis 16" ou 20". Inicialmente tínhamos planeado trazer as nossas para fazermos a Ecopista do Vouga a seguir a Sernada, mas como queríamos ir ao Museu Ferroviário com calma deixamos para o dia seguinte.
Por falar em bicicletas, dobráveis são bagagem de mão, por isso sem problema, mas bicicletas grandes atenção às restrições de horário neste serviço. Neste por exemplo só é permitido aos fins de semana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilAojF5vK95kMCX4YBDVtkw5YbCt7MwYYvma9clBS4Gk6PROjZrC0du7FE0Eqw9iUsRVY_eaHVqLPC9Vx0VNo_PyoUDVBm2jOwYtpdougSZI6hLNzT9JVEOjkwLcLD0qm5FKZUP2h8pxzQ/w640-h360/2021-09-19-2139.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilAojF5vK95kMCX4YBDVtkw5YbCt7MwYYvma9clBS4Gk6PROjZrC0du7FE0Eqw9iUsRVY_eaHVqLPC9Vx0VNo_PyoUDVBm2jOwYtpdougSZI6hLNzT9JVEOjkwLcLD0qm5FKZUP2h8pxzQ/w640-h360/2021-09-19-2139.jpg)
Macinhata do Vouga é a penúltima paragem e onde fica o Museu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg91wYXkpJsD_-upIBBCPbBqOhqCFNQO8pBtPSqzD9GdN75cSgQtl6bMfAFe5LT4G1bbw45R9za3twx1btNT3AnQJxZEynZIjHahiDT9dEhskO33DLAEPOccKO_PIlIsgCYiR0e6K4gkPv7/w640-h360/2021-09-19-2132.jpg)
A zona envolvente é muito agradável, cheia de árvores óptima para sentar uns minutos a descansar da viagem que ainda é 1h e comer qualquer coisa antes de entrar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCN7h5x7ii7GfAaFEjSCA-Ty4HVljcPNltLMtFnmsZ2R89zGunhG-4sIIUq7ag1foLvGul-0mto_CdxK64K18WqBYZB8W0rwjDHJC4f-fBykADgz904frk3gNCfLhSMc-dHyb-rTh14l8_/w640-h360/2021-09-19-2131.jpg)
O Museu Ferroviário do Vale do Vouga faz parte do Museu Ferroviário com sede no Entroncamento. Este por motivos óbvios, é exclusivo para via métrica. Praticamente tudo o que existe da CP em via métrica está aqui
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigd_ZrLSVVNXQyf52wRKofVmgkpre_BS4Xqp0dcl77lBOQNSwiDRfeKDBqXtViBr9E3mwmEW3-_2bKkhMqFUy3GnbLSVACW1_r-Mbvd_SZZfXERMHv82AyGXSjsdrqq5d_E18sq7FZkWpM/w640-h360/2021-09-19-2099.jpg)
também não vou descarregar o rolo da máquina, é injusto para o Museu que precisa de visitas. Fica com a foto da primeira locomotiva, da carruagem correio e do quadriciclo que eu adorava experimentar
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGOqgEOfUUvQ9v_WKrljEO6RjxOUYevQEVDD4nTW8t3KycwEPu5sQEYDuM_7ZLyQq_-arb8ev4HGB2v-3WAYtMFHXfFnDIy0jrd3HackJ0fOhQ3UaNI5rCO3_yoCWXIWvD7UzKsXMHHndp/w640-h360/2021-09-19-2085.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9x9TcmPzQsf-wPOm2WiHWhyVIeEm6S1b5Yjjob2egmaKyhs1XjGNNAkqNgMrhroh-J0FCp1Wsm_MIQK-GS94FKX4uSejJryGZsZy9VAz3Lw9_cUY0taUz2mVsA-hdN2IiYZmOmhemN0py/w640-h480/IMG_20210919_144007.jpg)
Há também muitos painéis com informação relativa, histórias de vida e merchandising. Trouxe uma colecção de 18 postais exclusivos via estreita por 5€ e dois ímanes do vouguinha (automotora anterior à actual)
A viagem a partir de Aveiro custa 6.30 ida e volta e apenas 2€ para o museu que mesmo assim pode ser gratuito se te inscreveres como sócio - fmnf.pt/museu_cartao_membro
Também está incluído no programa do Comboio Histórico do Vouga
Como já disse atrás planeamos a Ecopista do Vouga para o dia seguinte mas adianto já a passagem por Sernada do Vouga no dia seguinte para fechar este post. É aqui que a linha se divide para norte (Espinho) e para Leste (Viseu)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjggLPmtc55wqihLnwnrOqObTgS0hL0L74P96D_22BUpjJszk3Y33FEwMbFJ6RMesGDzQZ7ea1BMy5fsQGZTdmsOYLDsQZItWOcdhX7XzW0XVXIlXYO_JEYkusdjEzj69yz_pq7Mv80M1aY/w640-h480/IMG_20210920_175954.jpg)
Na foto uma automotora renovada e uma não renovada
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM31a74oIQxMdx4tE-CtWe115RvNkpFukuhzHH7gjbYqT9vdkAlm0WqZba491IfL1Y6zIPGFYPo9v0SxZ1GxU0Qbi4CYArrnS1kMez83HEwVF65ZA15LKZiKVABovW4OZFIXoDft4VuVWa/w640-h480/IMG_20210920_175838.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu3UbEOmmhGl-QdKBn58QjqbliC93XySSSSq4JEAPEmQHoJzGeoi8Vds_GfgJT07CyV1AWnXOl1v_mrSW2yHeALOCUOhzZ2Xam6ON8DVik1O4myf15QICS0Kldt6nDGd5M0vnbooCe0v5m/w640-h480/IMG_20210920_180020.jpg)
É também em Sernada que se faz a manutenção delas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkoggvWDD7djbLtUU7nPxtVWVOXYOwtRfhACrtQemwcq26_fxfm7F_7I5cDKEHhE3vcHtewdBs3ocpBHf93QLOvqEQaj6-i5h-XgPUa1CXveac-msdXwFEDb2tp6YTTQ3F7HbJCppAdUbD/w640-h480/IMG_20210920_181032.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHgk_LjK8j2glpv-a7V0NDP3gsO-clF5UDW8DiBjEltAwFrTYJDHHPOYmctZX92nMrSRpWIurHQqNh9Mrfi-ZewdVTN2Fi7wub5XkrLbofPEJP4AKsxic5-aA5m4d3Mo8IYXum4ZaDeMG9/w640-h480/IMG_20210920_181617.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkoggvWDD7djbLtUU7nPxtVWVOXYOwtRfhACrtQemwcq26_fxfm7F_7I5cDKEHhE3vcHtewdBs3ocpBHf93QLOvqEQaj6-i5h-XgPUa1CXveac-msdXwFEDb2tp6YTTQ3F7HbJCppAdUbD/w640-h480/IMG_20210920_181032.jpg)
mosaicos lindíssimos com imagem da estação
outra particularidade da linha é a partilha com a rodovia em alguns pontos como se fosse um eléctrico
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHgk_LjK8j2glpv-a7V0NDP3gsO-clF5UDW8DiBjEltAwFrTYJDHHPOYmctZX92nMrSRpWIurHQqNh9Mrfi-ZewdVTN2Fi7wub5XkrLbofPEJP4AKsxic5-aA5m4d3Mo8IYXum4ZaDeMG9/w640-h480/IMG_20210920_181617.jpg)
antes que comeces com tretas, parei e liguei os piscas ^_^
Importa dizer que esta linha está incluída no plano ferroviário nacional e até 2030 vai haver investimento considerável para melhores condições na linha, assim como novas automotoras e reforço na aposta turística.
No próximo post conto como foi a pedalada de Sernada para a frente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8FTGCc6nf8xtjVNxDIk6XmnBshq0__sZy1fH-x-4zxd1Jv2jGrxCHhI-WWEBcVbNEnYLieHH8Wy2VHcOjdukNZDGqCZOzvuf9UL6pBCNYVsp6A8T7-LeBQ9Xc48MjUbRAWkitwPdQLTd4/w640-h480/IMG_20210920_165437.jpg)
Comentários
Enviar um comentário