Ecopista do Vouga

Depois de termos feito a linha do Vouga de comboio, voltamos à cena do crime mas de bicicleta.

Em rigor o que fizemos foi o "ramal de Aveiro" que liga Aveiro à Linha do Vouga que começava em Espinho e terminava em Viseu. Actualmente apenas existe o troço Espinho - Sernada e Sernada - Aveiro que fizemos. De Sernada para a frente agora vai-se de bicicleta por túneis e pontes ferroviárias. Isso mesmo, a linha do Vouga continua, mas como uma gigante ciclovia de 78km (com algumas interrupções e estradas pelo meio) até Viseu.
Na verdade, a Ecopista com o habitual piso vermelho começa no Lugar da Foz (km 0 da ecopista). Mas podes começar 3km antes no Carvoeiro onde podes deixar o carro. Ou de preferência ir no vouguinha até Sernada e depois 2km pela N16 até ao Carvoeiro. Atenção às restrições de horário neste regional. O ideal é uma dobrável e um saco de transporte. Durante o fim de semana qualquer bicicleta.  


A Ecopista oficialmente não começa aqui, mas é um bonito cartaz de boas-vindas, um túnel com belíssimas árvores, barulho da natureza e ar puro 



Para além do rio Vouga a ecopista também segue paralela (mais ou menos afastada) à N16 que liga Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso. 
Ao fim de 3 chegámos ao km zero. (5 para quem sai da estação de Sernada)
O rio Mau que desagua no rio Vouga
A ecopista vai-te dando alguns bónus pelo caminho, não fosse já suficiente a magnifica paisagem do vale. A zona também é conhecida pela "encosta dos túneis"
A oportunidade de conhecer isto de bicicleta só foi possível com o fim dos comboios, por isso é uma emoção mista de felicidade e tristeza, que inevitavelmente se vai sentindo. Se eu preferia que os comboios voltassem? Penso que fazia mais sentido preservar o que ainda existe e melhorar a oferta turística na região. A CP está a fazer um bom trabalho com o comboio histórico mas sabe a pouco. 
o percurso não tem inclinações acentuadas, fazer uma ecopista numa antiga linha é também usufruir de um traçado que foi tornado plano e consideravelmente largo.   
Ponte de S. Tiago um dos pontos altos da ecopista. Aqui vista da N16. Sim também fizemos a N16 toda de carro até Viseu (onde começa a Ecopista do Dão)

Entretanto já estava a ficar tarde e tínhamos de voltar ao ponto de partida. Tinha ideia de ir até à Paradela que é só um pouco mais à frente e onde está a antiga estação e o bar de apoio. 

Paciência, mas negociei uma Ecopista do Dão em troca, onde aproveitámos mais e de que vou falar num próximo post.  

Optamos por duas Dahon 16" + cadeira que cabem perfeitamente em qualquer veículo sem terem de ir à vista. 

Podes consultar todas as ecopistas e ciclovias do país aqui - ciclovia.pt

Comentários