Postura correcta na bicicleta

A Tern fez um pequeno guia para o correcto ajuste de uma bicicleta. Lembrando que todas aquelas sensações que em alguma altura já tiveste (formigueiros, dor na lombar, braços etc) resultam sempre de um incorrecto ajuste.

O guia utiliza uma bicicleta Tern Verge com uma posição mais desportiva, por isso não me limitei a traduzir, mas a fazer todo um novo texto mais universal, aproveitando as boas imagens.

Altura do Selim
É a causa das dores de costas quando mal ajustado, porque em vez de fazeres força nas pernas estás a fazer na região lombar. A forma de o ajustar é sentar e colocar o calcanhar no pedal. A perna tem de estar completamente esticada. 

Ajustar o selim na posição certa e fazer uma marca no espigão. Em baixo vemos a relação do selim ao guiador que é outra referência, mas não tanto abrangente porque depende da bicicleta. Neste caso como já disse atrás, é uma bicicleta para uma posição mais desportiva com guiador mais baixo.

A posição do pé é sempre do risco da imagem para a frente. Vê-se muita gente a pedalar conforme a primeira imagem, provavelmente a maioria.
O selim deve estar direito. É habitual as bicicletas serem entregues às pessoas com o selim ligeiramente inclinado. As fábricas apenas fazem o "grosso", cabe sempre ao profissional fazer os ajustes todos finais, confirmar apertos, etc. 
Ao parar (ex num sinal) o corpo deve sair do selim e ficar nesta posição. O melhor pé deve ficar no pedal pronto para arrancar e puxar o corpo para cima do selim. Este é o motivo pelo qual, muitas pessoas não ajustam o selim correctamente para poderem estar sentadas com os pés no chão, o que é errado 

Posição dos braços, costas e cabeça
Esta é também a primeira causa das quedas parvas. Ao segurar o guiador deves-te libertar da tensão dos braços. Zero força e com alguma curvatura. Isto liberta a pressão dos ombros e é essencial para absorver os choques pelas irregularidades no chão.

É particularmente útil nas nossas mini bicicletas que transmitem um pouco mais vibração para o condutor, por causa do tamanho da roda. A estranheza que se sente ao experimentar pela primeira vez uma bicicleta de roda 20" ou menos, está directamente relacionada com a força que aplicas no guiador. Sempre fizeste isso na bicicleta, mas sente-se mais a direcção numa roda menor. Portanto zero força no guiador 
O olhar deve estar sempre no horizonte, tal como fazemos no automóvel. As costas e os braços têm sempre de estar relaxados. Não esquecer que as únicas partes do corpo que realmente trabalham são os músculos da perna. As outras partes deve estar sempre relaxadas

As pernas devem ser manter uma posição direita. A tendência da maioria das pessoas é a da primeira imagem, muito por culpa da mal posição do selim. 


boas pedaladas :) 



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