Tern Quick Haul

A marca Taiwanesa anunciou hoje a nova cargo bike, com idênticas capacidades às conhecidas HSD e GSD, mas a um custo mais acessível

"9 de março de 2022 — A especialista em mobilidade urbana, Tern, apresentou hoje a nova bicicleta elétrica Quick Haul. A Quick Haul é uma e-bike compacta otimizada para tornar a vida na cidade um pouco mais fácil, um pouco mais conveniente e muito mais divertida."

"A Quick Haul é como uma e-bike otimizada para a vida na cidade, deve ser projetada”, disse Josh Hon, capitão da equipa Tern. "Ela deve ter uma geometria acessível a todos; deve ter bastante espaço para transportar coisas ou até mesmo um passageiro extra; e deve ser construída para ser resistente, para que possas contar com ela para um uso confiável a longo prazo. Ser compacta para que possas usar facilmente as escadas, elevadores, estacionamentos lotados e ruas movimentadas."

A nova linha Quick Haul inclui inicialmente dois modelos - D8 e P9 - e começa em € 2.999 (preço a confirmar) Um terceiro modelo, a P5i, será introduzido mais tarde

Opções
Quick Haul D8: Bosch Active Line Plus, transmissão 1 x 8
Quick Haul P9: Bosch Performance Line ou Performance Line Sport (Classe 3), transmissão 1 x 9
Quick Haul P5i: Bosch Performance Line, cubo Shimano Nexus 5, com correia ou opção mais económica de corrente

Diferenças para a HSD
A Quick Haul posiciona-se agora como entrada de gama Tern Cargo, seguida da HSD e GSD
A primeira dúvida das pessoas é naturalmente saber a diferença entre a QH e a HSD
Para começar a Quick Haul tem uma capacidade de 150kg, ao contrário dos 170 da HSD. O quadro é diferente, a testa do quadro é mais comprida, existe mais espaço entre os dois tubos do meio. A Tern fez uma nova Cache box para aí, com mais espaço do que a da HSD, mas não escondida
 
O tubo onde fica o espigão de selim tem uma inclinação convencional, a contrário da HSD, mais inclinado, que vai afastando o selim do guiador. Para além disso o avanço da QH é também convencional, e o espigão apesar de dar para regular em altura, não obra como o Physis 3D da HSD, nem tem a regulação do Andros que permite subir ou aumentar/encurtar a distância do selim ao guiador. Em termos práticos isto significa que apesar da QH permitir uma utilização para pessoas de 1m50 a 1m95, não é ajustada ao pormenor como a HSD. Perde também a funcionalidade semi-dobravel (o guiador Physis dobra) que é óptimo em espaços apertados, porque o guiador é sempre o que mais dificulta as manobras.
O Speedlifter não produzido pela Tern (ao contrário do Physis), que podes encontrar em muitas ebikes de outras marcas como a Riese & Muller, Butchers, etc 

A forqueta é rígida e não com suspensão como a HSD, o que é óptimo para perder peso (22.9kg na QH D8 vs 25.7kg na HSD P9). Nunca me fez grande falta na verdade, mas outros podem ter uma opinião diferente. Depende também do nosso trajecto habitual.

Outros pormenores como a iluminação junto à roda pela primeira vez numa Tern. Em vez do Valo no guiador, que é feito pela marca. Os guardalamas também são diferentes, o selim é menos largo, o espigão de selim não tem duas regulações (porque o tubo do quadro da QH é mais alto)


Sobre o suporte traseiro é o mesmo e compatível com todo o ecossistema de acessórios para a HSD, incluindo mini club house, captain's chair, etc. Apenas leva menos 10kg que o garantido na HSD. (50 vs 60) Pode ter importância se quiseres dar boleia a adultos. Continua a permitir estacionar na vertical
Sobre as restantes specs, seguem o padrão que está relacionado com os nomes dos modelos. Quanto menor a letra, mais baixa é a gama. A D8 é a primeira cargo bike Tern com letra D. o número representam as velocidades (8). Traz também os travões hidráulicos Shimano da HSD P9 que não são tão precisos e premium como os Magura das outras HSD.
É também a cargo Tern mais leve de sempre, quase o mesmo peso da Vektron e acho que é isto que mais vai agradar as pessoas, a seguir ao preço (para alguns talvez ainda mais importante que o preço) É que quem anda à procura de soluções realmente portáteis para apartamentos e elevadores, não tem muita oferta no mercado. Anda tudo nos 30kg para cima.

Assim que tiver disponibilidade e preços definitivos actualizo a loja bklisboa.pt/Tern
*update. confirmado Junho para resevas

Comentários