A nossa querida Tern anunciou a sua nova eléctrica com Bosch, pensada para pessoas baixas ou que têm dificuldade em operar bicicletas de carga maiores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBr0jlXwBGGHUpgCIg-vyVLhV1MYe3xu3kUN_CghTmDa0d889PpDXmJN-elAUK-6bXCzsNhIdutjmjyn0iLU6vFyRN5lkgy7lE1hBjmkuUbMJHAJ6IG3EhowYS9uBpNnUk2hE9HN9JgzbUivsd0Xbx50m4PdMECs888tkNrzNRAlxOZ4-bnzpk_5dCJg/w640-h426/NBD-FAMILY-LIFESTYLE-5-Large.jpeg)
A equipa não tem parado de desenhar novos modelos para além das conhecidas GSD, HSD e Vektron. No ultimo ano este já é o 3º que apresentam: primeiro a Quick Haul (uma espécie de HSD low cost para as massas), a Short Haul (uma Quick Haul sem motor que pesa 16kg) e agora a NBD
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifkq2EQMwG84wOqALN475KKHs1RP0amTkPap8JQgt2erdo8SbBlSRibU39fp5dlk-mHVT52LRsV5j_CvrqsIzXtVVN0JLOPE5IxtbDPro7KE-Z7YFhRd5r5dpDntZ4xJ9mzTuM_o0X-MZHC-Fr7PjVMx_dBU6RpCXHM3TVINmZX_IN2Ew12ptKJ_p7Yw/w726-h311/dfdfgdfg.jpg)
A NBD (que significa New Bike Day) para além do tamanho compacto, o mesmo da Vektron, tem um quadro realmente baixo para facilitar as entradas e saídas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzLYIlkhx4ZVB6tfqT9SnXo6HueQn6jZxU-svzHDtF6Kf-0y3m7L88voVhNaMY0JLVCrwhSyrZVLOVdeFCXig5oUzlDU7gRO1OWUM4UYPtvQHwIly_Ep3kMPxLlEwfW_LW9LM0GXsVvCoNLxB08MH_paz_nmJ-Gp3Jcst8gUjjZNU4OWdiBwc1PyQJCQ/w640-h640/nbd-ultra-low.jpg)
Mas as outras também não têm? Mais ou menos, pela minha experiência com pessoas que vêm testar, algumas das que tinham até 1m50 era notável o esforço que faziam para alçar a perna. Ou mesmo mais altas, mas que por algum motivo não se governavam muito bem com uma bicicleta comprida e pesada
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8gIC-qsLSwnzxu9f7pOjX-kgzo4KEjQtfyL-1lgjhWa61qczVd2YUDvmqFcfjQVG_wse1HdgsnDpfCCoDVA1p1keL7GdrqKrY8nQ43xOSqEC7H4h5us70zcl1GHmbftX9r1lyhVUNVbvDVuVwRQkiEQP4CaBFC8JvkGPwTKPfNI4KmGTboRXuG3Yi6g/w640-h446/nbd-easyeveryone.jpg)
A NBD será mais fácil de manobrar pela sua menor distância entre eixos, o que a coloca mais ao nível de uma bicicleta convencional do que uma bicicleta de carga, mas muito mais estável para transportar uma criança até 27kg ou as compras da semana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_6gYb3Uj7yO8v3itwEYSn_PQzpVy8D2DjFXq8GCtbLgyCzpZRcuxz3je1jwO8IHnt1S9_ECpyDKPvBExNgEgr6iUvAHaXIeMLu0YoqoVVqAdYs_KQer7ivJI904wrCnI5MjuWzlGEUhnMogQmMqLTn2VYGpMHqZOy0rHZu23goLGuaLrt9p2zZXODJA/w582-h640/L6244HPD4JBBDPSK6GOE66VF34.jpg)
Outra característica para além da geometria é a portabilidade. A Tern tem desenhado bicicletas de carga sem perder a característica original da marca, mesmo que não dobrem utilizam tecnologia que se encontra nas suas dobráveis, espigões de selim telescópico que ficam num menor tamanho possível, o espigão dobrável Physis 3D, o avanço regulável Andros e a roda que ao virar para dentro perde mais uns cm de comprimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiNAKc64ySX3A9kXCXZY3cQQBChnx4-3jIuyRJsnPUEhWKyp7FRjDZm6HMaCso74-ycgdPnHQn31WAb2hQjzS39bKhHHqS2xj8ZwPawIKzcTGxfuvZ_5PKixJyG0TSWUGRdzWaLDieM9EQDnq0c84BjQjlmeK54muHL4_kdtVrynguO4yw0U0lM3CG9A/w400-h253/TN-photo-FlatFoldBag_S-NBD-4-web.jpg)
Há até um novo saco de transporte, o FlatFold bag que acomoda os seus 157x73cm, especialmente útil em viagens grandes com o autocarro ou comboio
Especificações
Ao contrário da Quick Haul, a NBD está mais próxima em especificações da HSD. Até mesmo pelo tipo de quadro que é compatível com correia e mudanças internas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNlJE_brZLremiKXHarD4r-wAXGLBTQCfm_AP3q1e_0b5DeDxa2YBbmVIxTs-Agedrog1V-ZnJ40JVgWOhRMtloChxeOE-Z5SLpwrZ3TRT2ZoY39NTjmFU0xXde6X9rWehRIwaFcL8frD0Wh5Rlg_zoXasnxrz6URFMMnJzSm5r3KYly4st4UYjbXqMA/w400-h400/nbd-belt.jpg)
Nesta imagem vemos o novo cubo de 5 velocidades com correia de carbono da Gates. A NBD tem duas versões, esta S5i com um custo aproximado de 4700€ e a P8i com 8 mudanças e corrente para 4000€
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixN7kYfsogy3uULxhOFI78bVWrEqOxjxmL4-P8DRqGTazUcSZpO5cVgEncNTcZXJGh5coecvmV9xXW-_MJuMyLK3zSLGxwbwTfMyJ69F4ZtxTcrYzCSdx98eLMNNhl331oBhXutYv8avC4cGKck6isEQXMRsYKKqRYzdcrn-HBShdx3Sxr36-WUpuD4g/w400-h266/TN-photo-NBD-S5i-motor-web.jpg)
Outra diferença entre as duas é motor, a S5i tem o Performance 65Nm e a P8i o Active Line Plus 50Nm
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifI3BGR3oIEpXJeUo6D_5VznsSeqTXqkbrUhB-3lnGUGvj3zhV-uyhlOVVzpd2fG39x-9njpIy70nR86DpDWeJwZVqd4luyLWNCKr_Y0op4Xz1bxmMVgYNCp5PeHGWfyQ5tcQU_sR1iRcDPk3cVGKiesCm91pYyYmpjcTVLy8_fQuVLIjZBIXyo_rn_A/w400-h400/nbd-cockpit.jpg)
Em comum têm o display Bosch Intuvia que é uma (quase) novidade nas bicicletas da Tern. Apenas a HSD S+ tinha. Confesso que prefiro o minimalismo do Purion, mas para o objectivo desta o Intuvia faz mais sentido. O avanço Andros permite regular o guiador ergonómico em cerca de 270º. A NBD dá para pessoas de 1m47 a 1m90
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlN5IjhRsjhjb9Nym_fR1-nkvm1ELxTgytZnsdgWfecj0LUq_fM8dlpqWsxhZIcVCin8VHZmdQhDcXsMR1K8XEUsxc89MyWN9oncNS4k03AEzIgkYheYAumnAC-krlSxj0Klnzr534qIAdYaOA8_LHPEM2tSN9o7DnyzIVjyBbTPp-aINTzIeiEGoEFQ/w400-h400/nbd-tires.jpg)
Em linha com todas as eléctricas, tem pneus antifuro com suspensão da Schwalbe, neste caso os Big Ben, aros largos com raios inox e claro bons travões hidráulicos (Magura Mt4 na S5i e Shimano na P8i)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYF17ujqXsVDvwlqGQYv_sbIz5LvTQOVntixn69eRRbdeZ6txwHEgzP0uK_zsqKzM_KirPMkNbkqdegsPyXb1fVGo22QuTxHzYQnP5lQUzjAKYzeD8helWTWkjKv7prqcMA5NfE7xbGcIT2siu6me9CL_FIX9aJN0EJU5JOvj7qApvZhoeheWiPktKcw/w400-h400/nbd-seatpost.jpg)
Outra novidade é um espigão com suspensão desenvolvido pela Tern, o RideEasy Suspension a ar. E um selim largo da Velo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9CPwzoH3g3Kqa6Fii9Kq-8fYcJn0bWqZgYfaVz3fLyTHcDDtOnb621qIxe88sOweN5cFpsPLeqi70w0KVNOBuhc6QnPtgW0zDWGsL6mO-UDaUxpcZ4qVQW6VgyZtUqRDT6GaRaZI2M8CJjSZTmC8yvUcjyuR3XdUPOCy8seFP8N67UpQRJHj69xbJ6g/w400-h266/NBD-P8i-rack-Large.jpeg)
O suporte traseiro lembra um Loader rack das Tern Link, mas com os famosos 4 topos para ela ficar estacionada na vertical. Suporta 27kg. Conta também com bloqueador de roda Abus que partilha a chave com a bateria
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuWgC9MBmTHP56gti9zRYGI9TbGLM2lK2pVFEkdR9yrMy7XQuGEkP_yZFQCxfQL1CEmR4KGcWv6Jpf_cIveO-gX_hht3-81LIv-M2cyoIqAn9hPakliBoOkIMz_q5AzZsz_8pyMvODipMEpAx_fvXzTFY8E9JFtX0dOONGfG4_fMm3RpR8SXnJ-zKCZg/w400-h266/TN-photo-NBD-P8i-combo_mount-web.jpg)
Para completar o conjunto a frente tem uma slot CMT compatível com os suportes frontais de até 20kg que já existem para as outras bicicletas de carga.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtPM67dTuIq_XhDspfltEwRi5D10-K40pwJPPxoauHyYI5AThF2kZdrhQ4AALD-OCdY63hjm2r4Xyr5OWRGX-0L-YDAss0gsT-GWfOS4P-qg7YwtkkFyjo2VOW78h7NjduC6y7puRRtPR6Z42n6wpVIzJspclUdWG2mNMV6uYzd0ENEWWW25UOD2PMUg/w640-h480/KGKDVHICWNHL3ARTTVMBIJWPPU.jpg)
A NBD suporta um peso máximo de 140kg, 27kg no suporte traseiro, 20kg no suporte da frente e o restante para o ciclista.
A má notícia fica para o fim, só vai estar disponível no início de 2023 :)
Conhece toda a colecção Tern aqui: bklisboa.pt/Tern
Comentários
Enviar um comentário