Tern NBD

A nossa querida Tern anunciou a sua nova eléctrica com Bosch, pensada para pessoas baixas ou que têm dificuldade em operar bicicletas de carga maiores

Josh Hon, capitão da equipa de Tern referiu: “A nossa missão é fazer com que as pessoas substituam as viagens de carro por viagens de bicicleta. Para fazer isso, precisamos tornar o ciclismo mais acessível, confortável e seguro para todos. A NBD faz isso e toda a nossa equipa orgulha-se de ter criado algo que trará a alegria e a praticidade do ciclismo para um maior número de pessoas. Para o ciclista médio, a NBD será uma bicicleta incrivelmente fácil de manusear e fácil de conduzir que se encaixa maravilhosamente em ambientes urbanos lotados.”

A equipa não tem parado de desenhar novos modelos para além das conhecidas GSD, HSD e Vektron. No ultimo ano este já é o 3º que apresentam: primeiro a Quick Haul (uma espécie de HSD low cost para as massas), a Short Haul (uma Quick Haul sem motor que pesa 16kg) e agora a NBD

A NBD (que significa New Bike Day) para além do tamanho compacto, o mesmo da Vektron, tem um quadro realmente baixo para facilitar as entradas e saídas. 

Mas as outras também não têm? Mais ou menos, pela minha experiência com pessoas que vêm testar, algumas das que tinham até 1m50 era notável o esforço que faziam para alçar a perna. Ou mesmo mais altas, mas que por algum motivo não se governavam muito bem com uma bicicleta comprida e pesada
A NBD será mais fácil de manobrar pela sua menor distância entre eixos, o que a coloca mais ao nível de uma bicicleta convencional do que uma bicicleta de carga, mas muito mais estável para transportar uma criança até 27kg ou as compras da semana 
Outra característica para além da geometria é a portabilidade. A Tern tem desenhado bicicletas de carga sem perder a característica original da marca, mesmo que não dobrem utilizam tecnologia que se encontra nas suas dobráveis, espigões de selim telescópico que ficam num menor tamanho possível, o espigão dobrável Physis 3D, o avanço regulável Andros e a roda que ao virar para dentro perde mais uns cm de comprimento.
Há até um novo saco de transporte, o FlatFold bag que acomoda os seus 157x73cm, especialmente útil em viagens grandes com o autocarro ou comboio

Especificações
Ao contrário da Quick Haul, a NBD está mais próxima em especificações da HSD. Até mesmo pelo tipo de quadro que é compatível com correia e mudanças internas
Nesta imagem vemos o novo cubo de 5 velocidades com correia de carbono da Gates. A NBD tem duas versões, esta S5i com um custo aproximado de 4700€ e a P8i com 8 mudanças e corrente para 4000€
Outra diferença entre as duas é motor, a S5i tem o Performance 65Nm e a P8i o Active Line Plus 50Nm
Em comum têm o display Bosch Intuvia que é uma (quase) novidade nas bicicletas da Tern. Apenas a HSD S+ tinha. Confesso que prefiro o minimalismo do Purion, mas para o objectivo desta o Intuvia faz mais sentido. O avanço Andros permite regular o guiador ergonómico em cerca de 270º. A NBD dá para pessoas de 1m47 a 1m90
Em linha com todas as eléctricas, tem pneus antifuro com suspensão da Schwalbe, neste caso os Big Ben, aros largos com raios inox e claro bons travões hidráulicos (Magura Mt4 na S5i e Shimano na P8i)
Outra novidade é um espigão com suspensão desenvolvido pela Tern, o RideEasy Suspension a ar. E um selim largo da Velo
O suporte traseiro lembra um Loader rack das Tern Link, mas com os famosos 4 topos para ela ficar estacionada na vertical. Suporta 27kg. Conta também com bloqueador de roda Abus que partilha a chave com a bateria
Para completar o conjunto a frente tem uma slot CMT compatível com os suportes frontais de até 20kg que já existem para as outras bicicletas de carga. 
A NBD suporta um peso máximo de 140kg, 27kg no suporte traseiro, 20kg no suporte da frente e o restante para o ciclista. 

A má notícia fica para o fim, só vai estar disponível no início de 2023 :) 
Conhece toda a colecção Tern aqui: bklisboa.pt/Tern


Comentários