Comboio MiraDouro - da Régua ao Pocinho

O comboio é para mim o melhor veículo para se viajar e conhecer lugares. Ao contrário de um autocarro, não nos sentimos mal dispostos, presos a um pequeno banco com a visão e movimentos muito limitados. O mesmo podemos dizer do avião e do automóvel. A elegância das estações, o ambiente nostálgico com o comboio majestoso a chegar, as belíssimas paisagens e a banda sonora das rodas nos carris, tornam cada viagem um filme inesquecível.
E foi esse filme que vimos no Douro. Comprámos bilhetes na estação da Régua, fomos até ao fim da linha e voltámos
Há 3 tipos de comboios a fazerem este percurso. O mais económico é o regional amarelo. 
Depois tens este "Comboio MiraDouro" onde fomos, composto por uma locomotiva 1400 a gasóleo + carruagens Schindler, fabricadas na Suiça nos anos 40 e recentemente restauradas
MiraDouro entre Mosteirô e Aregos

E há o Histórico do Douro, com uma locomotiva a vapor, de 1925 e 5 carruagens também da época, que vão da Régua ao Tua. 
Mas o histórico tem um programa que inclui diversas actividades, ficou para segundas núpcias. O MiraDouro é basicamente um serviço regional com paragem em todas as estações que fica um pouquinho mais caro (não muito) por ter locomotiva e estas espectaculares carruagens. 
Estas carruagens têm uma visão quase panorâmica. As janelas são enormes e abrem permitindo ir com a cabeça do lado de fora e tirar belíssimas fotos. É um detalhe que já não se encontra nos comboios actuais
A paisagem do Douro caracteriza-se por um enorme vale onde passa o rio, algumas pequenas pontes, os barcos turísticos e os montes preenchidos com videiras em escadinha. 
No meio dessas quintas é comum haver uma placa com nome da marca do vinho


Pelo caminho iam-se apanhando pessoas, desde turistas às gentes da região na sua rotina. Inicialmente tínhamos previsto ir até ao Tua explorar aquilo de bicicleta, mas deu mais vontade de ir até ao fim no Pocinho
Pelo caminho vai-se encontrando algum material ferroviário abandonado, junto a estações. Na Régua há até um vagão de mercadorias a servir de esplanada num restaurante
Os barcos são provavelmente mais divulgados e procurados pelos turistas, espero que esta recente renovação da ferrovia atraia o interesse das agências, é uma mina de ouro por explorar. Ainda assim é impressionante a quantidade de gente no comboio e em época baixa. Ter vários comboios durante o dia e ainda o regional normal, ajuda a não lotar a viagem o que ia naturalmente minar a experiência 
Todos no comboio (com excepção da senhora do chapéu que ia a dormir) se deliciavam com as paisagens, o poder ir com os cabelos ao vento, o conforto dos enormes bancos retro com estofos renovados, a liberdade de movimentos que o espaço destas carruagens permitem, andar a saltar de um lado para o outro para que não escape nada, apesar de teres que voltar na mesma linha. 
a nossa trotineta Swifty que é a melhor coisa que se pode levar nestas viagens em que o principal é o comboio. Não é preciso uma cadeira volumosa para transportar o cachopo, ele sobre para a plataforma e pronto. 
Mas o MiraDouro é também o melhor comboio em PT para levar bicicletas grandes
Uma carruagem com suportes decentes, com ganchos revestidos a borracha para não marcar os aros e fazer algum atrito
chegados ao Pocinho é hora de comer um gelado e dar uma volta por ali 
Enquanto isso a locomotiva entra em manobras para trazer o comboio de volta ao Porto onde começa este serviço

Podes encontrar toda a informação sobre o MiraDouro aqui cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/miradouro

Ficámos muito satisfeitos com isto, talvez um pouco excessivo fazer todo o trajecto ida e volta no mesmo dia, mais de 4h sendo que 2h são a repetição. Perfeito era pernoitar numa das localidades e voltar no dia seguinte. 

Na volta já estávamos como a senhora do chapéu :)


Comentários

  1. Que lindo ,adorei ler tudo gostaria muito de conhecer também.So de ver as poucas imagens fiquei apaixonada :)

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    1. :) daqui a uma semana ou duas devemos ir apanhar o Celta para Vigo, que sai do Porto

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